• +351 965 411 228
  • +34 644 820 486
  • info@infinitomarket.com

Publicidade com base na localização (LBA)

As empresas em todo o mundo dependem do número de visitantes que frequentam as suas lojas físicas. As técnicas modernas de marketing estão, portanto, a concentrar-se na publicidade baseada na localização (LBA) para direcionar potenciais consumidores, que podem chegar à loja imediatamente para verificar o produto anunciado.

As pequenas e médias empresas (PMEs) entendem o valor que o LBA tem para aumentar o seu tráfego diário e criar mais conversões de vendas.

Tipos de técnicas de LBA

O LBA depende de vários parâmetros. Como profissional de marketing, você pode precisar coletar e alavancar diferentes conjuntos de informações para chegar de forma eficiente, ao grupo-alvo de clientes.

A seguir estão algumas práticas comuns usadas para o LBA:

Segmentação hiper contextual

Esses anúncios com segmentação por local destinam-se a transmitir dados hipercontextuais significativos para o público-alvo.

Os dados hiperlocais são coletados e usados ​​para entregar essas mensagens contextuais. Embora o método seja frequentemente usado para direcionar a intenção de compra e aumentar as taxas de conversão, ele também pode ser usado por agências e organizações para espalhar mensagens de conscientização relevantes dentro de um determinado raio.

Esses anúncios são projetados especificamente para mensagens personalizadas que são relevantes apenas para um público limitado. Além disso, para torná-los mais impactantes, os anúncios são exibidos em horários relevantes durante o dia.

Segmentação Geo Aware

A segmentação geo Aware ou segmentação geográfica, usa dados de localização em tempo real (fornecidos por provedores de serviços móveis). Os anúncios para telemóvel são entregues aos consumidores que estão dentro de um determinado raio, defenido, a partir da loja.

A segmentação geográfica ou a publicidade em tempo real já existe há vários anos.

Novamente, os pontos essenciais aqui são, estudar e ter uma compilação de dados sobre os aspectos comportamentais dos potênciais clientes. Assim, quando o público-alvo está próximo à sua loja, esses anúncios podem atingi-lo na hora certa e provocá-lo a visitar a loja para fazer uma compra ou ver um novo produto.

Local ou segmentação baseada em localização

Os anúncios para telemóvel baseados em localização, segmentam uma área fixa e enviam anúncios significativos para os clientes que se encontram dentro desse limite definido num período de tempo específico.

Imagine entrar numa sala de cinema e receber um conteúdo de anúncio que também oferece alguns cupons incríveis que podem ser aproveitados para os seus lanches enquanto estiver no local.

Os designers de anúncios modernos entendem o uso de dispositivos e tecnologias como iBeacons, que podem comunicar com iPhones por meio de Bluetooth. Essas informações são usadas para determinar o local exato que ajuda ainda mais a determinar um período de tempo específico em que o público recebe o conteúdo do anúncio.

Geo-Fencing

A delimitação geográfica é semelhante à publicidade baseada em localização, pois permite que você atinja clientes numa área fixa e predefinida. As áreas são definidas com base nas informações de longitude e latitude derivadas do dispositivo móvel de um usuário.

Geofencing funciona como um limite virtual que é criado numa área / raio específico para direcionar os clientes ao seu redor e conduzi-los a um determinado destino.

Imagine criar uma parede virtual que percorre um raio de 500 metros ao redor de sua loja. Anúncios de delimitação geográfica projetados com criativos anúncios e ofertas atraentes que podem atrair o público-alvo que se encontra dentro desse círculo. A ideia é atingir os clientes dentro de uma fronteira virtual para direcionar o tráfego de pedestres para sua loja dentro de uma área de compras.

A técnica usa sistemas de posicionamento global (GPS) junto com identificação por radiofrequência (RFID) para criar uma “cerca”.

Geo Conquesting

Esta é uma estratégia brilhante de marketing de segmentação usada por designers de anúncios. A conquista geográfica visa especificamente os clientes que estão fisicamente na casa do concorrente ou perto dela.

Este truque de marketing relativamente novo é usado para puxar o tráfego de pedestres do concorrente, oferecendo-lhes negócios melhores e mais atraentes quando eles estão prestes a fazer uma compra na loja do concorrente.

Vários setores como restaurantes, marcas de roupas, serviços financeiros, serviços de telecomunicações, etc, fazem uso de técnicas de publicidade de geoconquista. A ideia é alavancar o comportamento e o estado de espírito do consumidor no momento apropriado por meio de um conteúdo de anúncio impactante.

Beacons

O uso de beacons é outro aspecto do LBA. A técnica funciona de forma semelhante ao geofencing, mas faz uso de pequenos objetos físicos que são colocados nos locais desejados. Esses dispositivos detectam a presença de um celular do usuário, no momento em que ele se move dentro do alcance.

Assim que os sinais são recebidos, os servidores enviam anúncios móveis ou anúncios no aplicativo.

Benefícios do LBA

Voltando à questão-chave - por que usar o LBA? e como isso é benéfico para os proprietários de empresas (incluindo proprietários de pequenas e médias empresas)?

Vamos começar por entender os fatores que tornam a publicidade móvel baseada em localização tão eficaz. É verdade que os consumidores têm melhor acesso aos dados, mas há vários outros motivos que tornam esses anúncios tão bem-sucedidos.

1. Personalização: personalizar um anúncio rich media com base no sua localização aumenta a probabilidade de mostrar a eles algo relevante.

2. Atempadamente: como o conteúdo baseado em localização é servido aos usuários em tempo real, as chances das marcas de atingirem os clientes em momentos precisos aumentam.

3. Direcionado: De acordo com um relatório do estudo IAB UK, “cerca de 48% das pessoas usam bloqueadores de anúncios porque consideram os anúncios irrelevantes”. A localização dos anúncios, portanto, fornece um cenário onde eles podem ser direcionados a pessoas específicas em diferentes localizações geográficas.

De acordo com o Relatório de Marketing Baseado em Localização de 2018 da Factual, o LBA ajudou na segmentação de anúncios, personalização aprimorada, experiência do cliente e envolvimento do público.

Como a figura acima indica, “os profissionais de marketing que usam dados de localização para personalizar seus anúncios encontram benefícios em termos de maior compreensão do público (91%), campanhas mais eficazes (84%), segmentação mais precisa (62%), experiência positiva do cliente (87%) ”(Fonte: Relatório de marketing baseado em localização de 2018 da factual).

E o resultado?

Um aumento visível nas vendas e maiores taxas de conversão!

Com mais e mais organizações entrando no já competitivo mercado de pequenas e médias empresas, a publicidade móvel hiperlocal é a melhor chance de atrair seus clientes-alvo e fornecer-lhes valor agregado.

 

 

x

Apoyo al cliente

0
Powered by Site2Chat
Click to chat